Páginas

terça-feira, 26 de abril de 2011

Dias 2 e 3: Sevilha, seu Alcázar e seus jardins

Detalhe do interior do Alcazar de Sevilha
No segundo dia, fomos direto para o centrinho velho pelo caminho mais curto. Depois de zanzar pelas ruas, driblando excursões, desistimos de entrar na Catedral por conta da horda de turistas que se enfileirava diante dela e decidimos almoçar cedo.

Torre chamada Giralda. Ao lado da catedral.
O que sobrou de um aqueduto romano no meio da cidade.
A Mila pediu um revuelto imperial, uma espécie de ovos mexidos com diversos vegetais. A receita original tinha camarões e presunto. Pedimos que viesse sem carne nenhuma, mas algum erro de comunicação entre garçonete e cozinheiro resultou num prato com bacon. O David decidiu abrir uma exceção e pediu uma paella tradicional, que nos brindou com uma lagosta inteirona ali no topo daquele arroz todo. Já tínhamos visto paellas com todos os frutos do mar a que tinham direito, mas não estávamos preparados para a visão de horror de um crustáceo inteiro, olhos e patinhas, bem do tipo que é retirado do aquário e fervido vivo para a alegria dos gourmets. Não conseguimos comê-lo. É duro ser vegetariano na Espanha. :-S

Tomando uma Cruz Campo.

Depois do almoço, fomos conhecer o famoso Alcazar de Sevilha, um palácio construído pelos governantes muçulmanos da cidade na Idade Média, depois ocupado, reformado e ampliado sucessivamente pelos reis cristãos. Foi uma bela sobremesa para aficcionados em História como nosostros. As imagens falam mais que nossas palavras.

Entrada do Alcazar.

Pátio interno do Alcazar.
Pátio interno do Alcazar.
Jardins do Alcazar.
Mais jardins do Alcazar.
No final do dia, flanando pelas margens do Guadalquivir, entramos por ruas aleatórias e chegamos à Praça de Espanha, na entrada do Parque Maria Luiza. Já estava ficando escuro, então decidimos explorá-lo melhor no terceiro dia. Vejam que beleza. :-)

Praça de Espanha. Nesse espelho d'água circulam barquinhos.
Mais Praça de Espanha.
Camila na Praça de Espanha.
Vários monumentos simbolizando as cidades espanholas.
Mais Praça de Espanha.
Curiosidade nerd: na Praça de Espanha foram filmadas algumas cenas de Star Wars - Episódio II - A Guerra dos Clones. Cá pra nós, é uma arquitetura de outro mundo. :-P

Ainda no Parque Maria Luiza, visitamos o Museu de Arqueologia, com objetos antiquíssimos da cultura andaluz, de origens fenícias, romanas, visigóticas, muçulmanas etc. Infelizmente, não pudemos tirar fotos lá dentro. Mas o ingresso é baratinho e a visita vale a pena.

Já estávamos tão quebrados de andar por aí que resolvemos descansar no Parque Maria Luiza.
E o David pegou no sono.
Lago em frente ao Museu de Arqueologia, no Parque Maria Luiza.

No final do dia, tivemos a sorte de encontrar um restaurante que servia várias tapas vegetarianas. E fizemos um "almojanta" delicioso. ^ ^

Enfim, Sevilha é linda. As ruas são pitorescas, cheias de detalhes fotografáveis, de ferragens curiosas a azulejos simpáticos. Tudo pode ser percorrido a pé e vale a caminhada. Como o ar é muito seco, mesmo no calorão pode-se andar muito sem suar quase nada. Só não esqueça a garrafa d'água e o protetor solar. ;-)

As pessoas em geral são diretas e prestativas. Mas cuidado com o povo que puxa papo nos pontos turísticos. Eles querem ler sua mão, te dar folhinhas da sorte ou abanicos na marra e pedir uma "contribuição" depois.

Na próxima postagem: Córdoba!

Um comentário: